Garantia de Atendimento

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Garantia de Atendimento

No dicionário encontramos em torno de vinte sinônimos para a palavra “garantia”, porém quando falamos em garantia de atendimento em serviços de saúde, as mais relevantes são: “segurança, proteção....”

Quando optamos por contratar um plano de saúde, logo pensamos em segurança. Não cogitamos o fato de não haver “garantia de atendimento” quando precisarmos. Imaginamos que todas as nossas necessidades serão atendidas.

Será que é mesmo sempre assim que acontece quando acionamos nosso plano de saúde em caso de necessidade?

Você conhece alguém que passou por algum tipo de constrangimento ao dirigir-ser ao seu plano de saúde para autorizar algum procedimento, e teve como resposta uma negativa, ou até mesmo foi informado que deveria efetuar pagamento de alguma diferença (não coparticipação), pela prestação de serviços? Eu já presenciei várias situações desse tipo e posso dizer que é muito constrangedor.

Você algum dia chegou a uma instituição, clínica, laboratório e ou consultório e foi informado que não poderia ser atendido? Se não aconteceu com você, certamente já soube de alguém que passou por isso.

Nem sempre a garantia de atendimento é realmente entendida pelo beneficiário/ usuário de planos de saúde, pois ao contratar um plano não conhece todos os detalhes e suas características e, por mais que tentem lhe explicar, só aprofundará os detalhes, quando realmente necessitar e tiver alguma dificuldade.

A Agência Nacional de Saúde divulgou em junho de 2011 a resolução normativa nº 259, a qual tem o como objetivo garantir que o beneficiário tenha acesso oportuno a tudo o que contratou. Essa resolução determina que a operadora ofereça pelo menos um serviço ou profissional em cada área contratada.

As Operadoras são avaliadas pela garantia de atendimento aos seus beneficiários/usuários e estão expostas a sanções caso não cumpram a resolução nº 259, conforme a ANS determina.

Muitos usuários não têm conhecimento dessa resolução e acabam não fazendo juz aos seus direitos. Acho importante dividir isso com vocês. Maiores detalhes sobre as garantias de atendimento, consulte www.ans.gov.br

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